sexta-feira, 30 de setembro de 2016

São Pacífico de São Severino - 24 de Setembro


Pacífico (Apelidado Carlos Antônio) nasceu em São Severino, Marcas, em 1º de Março de 1653, filho de Antonio Maria Divini e Maria Angela Bruni, último de 13 filhos.
Após a morte de seus pais, foi recebido pelo tio materno Luzizo Bruni, prior da catedral de São Severino das Marcas, culto e bom padre, mas muito austero.
Aos 17 anos, ele abraçou a vida religiosa entre os Frades Menores e em 28 de Dezembro de 1671 foi admitido à profissão religiosa, em seguida, estudou filosofia e teologia e em 04 de Junho de 1678 foi ordenado sacerdote em Fossombrone.
No convento do Crucifixo de Treia trabalhou duro para se preparar para o ministério e ensino. Em 25 de Setembro de 1681, foi nomeado pregador e leitor. Durante três anos, ele ensinou filosofia e exerceu a pregação.
Por 10 anos, ele viajou muitas vezes às estradas das verdes Marcas, passando repetidamente por cidades e povoados; pregou em igrejas, praças, santuários, como um incansável difusor da verdade. Suas palavras sacudiram aos fiéis; seu zelo comoveu os tíbios; sua humildade mortificou os soberbos. Durante muito tempo ele foi lembrado nas Marcas por sua pregação elevada e persuasiva, inclusive quando as fadigas de sua vida de pregador volante o forçaram a retirar-se ao convento de Forano, com os joelhos enfermos. Eu tinha 45 anos e viveu até os 68, sempre doente e sempre mais severo com ele mesmo, afligido por engano, e ferido pela calúnia. Em face de acusações injustas, Pacífico não defendeu. Ele manteve a paz silenciosa da mente que laboriosamente conquistado com uma vida de labuta e sofrimento.
Sua saúde piorou cada vez mais. À ferida em sua perna direita, foram adicionadas surdez e cegueira progressiva, enquanto que nos últimos anos de sua vida tornou-se impossível para celebrar a Missa, ouvir confissões dos fiéis e participar na vida da comunidade.
Calvi Alexandre, bispo de San Severino em 11 de Junho, 1721 veio visitar e desta vez, com espanto o que apostrofava, ouviu: “Excelência, o Paraíso, o Paraíso, você vai primeiro e vou seguir logo depois.”
Naquela noite, o bispo ficou doente e morreu em 25 de Julho. Pacífico seguiria mais tarde, aos 68 anos, no dia 24 de Setembro de 1721.

Festa Litúrgica: 24 de Setembro.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.

http://louvareclamar.blogspot.com.br/2015/09/sao-pacifico-de-sao-severino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário