sexta-feira, 19 de setembro de 2014

São José de Cupertino - 18 de Setembro






São José de Cupertino, enriqueceu a Igreja com sua santidade

O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio
O santo de hoje nasceu num estábulo, a exemplo de Jesus, em Cupertino, no reino de Nápoles, a 17 de junho de 1603. Filho de pais pobres, tornou-se um pobre que enriqueceu a Igreja com sua santidade de vida.
José quando menino era a tal ponto limitado na inteligência que pouco aprendia e apresentava dificuldades nos trabalhos manuais, porém, de maneira extraordinária progrediu no campo da oração e da caridade.
São José foi despedido de dois conventos franciscanos por não conseguir corresponder aos ofícios e serviços comuns. Ele, porém, não desistia de recomendar sua causa a Santíssima Virgem, pela qual tinha sido anteriormente curado de uma grave e misteriosa enfermidade.
O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio, precisando para isso que a Graça suprisse as falhas da natureza. Desde então, manifestavam-se nele, fenômenos místicos acompanhados de curas milagrosas, que o tornou conhecido e procurado em toda a região.
Dentre os acontecimentos espirituais o que muito se destacou foi o êxtase, que consiste naquele estado de elevação da alma ao plano sobrenatural, onde a pessoa fica momentaneamente desapegada dos sentidos e entregue totalmente numa contemplação daquilo que é Divino.
São José era tão sensível a esta realidade espiritual, que isto acontecia durante a Santa Missa, quando rezava com os Salmos e em outros momentos escolhidos por Deus; somente num dos conventos onde viveu 17 anos, seus irmãos presenciaram cerca de 70 êxtases do santo. A fama das curas milagrosas se alastrava como uma epidemia, exaltando a imaginação popular, e obrigando o Frei José, a ser transferido de convento para convento. Mas, os fenômenos se repetiam e o povo lhe tirava todo o sossego.
Como na vida da maioria dos santos não faltaram línguas caluniosas que, interpretando mal esta popularidade atribuiu-lhe poderes demoníacos aos seus milagres e êxtases, ao ponto de denunciarem o santo Frei ao Tribunal da Inquisição de Nápoles. O processo terminou reconhecendo a inocência do religioso, impondo-lhe, porém, a reclusão obrigatória e a transferência para conventos afastados.
Depois de sofrer muito e de diversas maneiras, predisse o lugar e o tempo de sua morte, que aconteceu em 18 de setembro de 1663, contando com sessenta anos de humilde testemunho e docilidade aos Carismas do Espírito Santo.
Foi beatificado por Bento XIV em 1753 e canonizado por Clemente XIII em 1767.
São José de Cupertino, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-jose-de-cupertino-enriqueceu-a-igreja-com-sua-santidade/

São José Copertino


São José Copertino
1603-1663
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo pai, um pobre carpinteiro, mal conseguia sustentar a família. Ele veio ao mundo num pequeno estábulo, onde permaneceu nos primeiros meses de vida, porque o pai, endividado, teve de vender o pouco que possuíam.
Já naquela época os desníveis sociais geravam miséria, insegurança e sofrimento, impedindo que filhos de famílias pobres estudassem e desenvolvessem sua cultura e inteligência. Mas, apesar de iletrado, o menino foi criado no rigor dos ensinamentos de Cristo, pois sua família era muito religiosa. Assim foi a infância de José. Os únicos talentos por ele manifestados foram de ordem espiritual: o da oração e o da caridade para com os mais necessitados, que sofriam as agruras da miséria, como ele.
Quando completou dezessete anos, estava determinado a tornar-se frade. Mas até os capuchinhos que o haviam aceitado como irmão leigo fizeram-no devolver o hábito, por causa da sua grande confusão mental. Isso causou a José um sofrimento muito grande. Mas não desistiu. Finalmente, foi aceito no Convento de Grotella, pelos Frades Menores, que o acolheram e lhe deram uma tarefa simples: cuidar de uma mula.
Mesmo renegado, estava determinado a ser sacerdote. Foi então que as graças divinas começaram a intervir na sua vida. Apesar da dificuldade que tinha em estudar, milagrosamente saía-se muito bem nas provas para tornar-se sacerdote. Desde então, começaram a aparecer sinais de predileção divina e fenômenos que atestavam sua santidade interior, presenciados pela comunidade de fiéis e irmãos da Ordem. Eram manifestações extraordinárias, como, por exemplo, curas totalmente milagrosas de doentes de todos os tipos de enfermidades. Ainda: em êxtases de oração, caminhava pela igreja sem colocar os pés no chão e, sem tomar nenhum cuidado com o corpo, exalava um fino e delicado odor. Por tudo isso, já era venerado em vida como santo.
Outro fato relevante na vida de José de Copertino é que, apesar de quase não ter nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas. Espantosamente, tinha sempre respostas sábias e claras. Com isso, José conquistou a glória máxima e, mesmo sendo considerado o frade mais ignorante de toda a Ordem franciscana, sua fama de bom cristão, seu comportamento peculiar e seus milagres chegoaram a Roma. O papa Urbano VIII convocou-o e recebeu-o com as honras de que era merecedor. Talvez esse tenha sido um dos dias mais felizes na vida de José de Copertino.
Em 1628, foi ordenado sacerdote. José de Copertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou se tornando um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral. Todos o procuravam. E ele os atendia com paciência, humildade e sabedoria, indicando-lhes a luz de que necessitavam.
José de Copertino morreu aos sessenta anos de idade, no dia 18 de setembro de 1663, no Convento de Osímo, Itália. O local, que se tornara um ponto de peregrinação com ele ainda vivo, tornou-se, imediatamente, um santuário a ele dedicado. Festejado liturgicamente no dia de sua morte, este singular frade franciscano é considerado pelos estudiosos como "o santo mais simpático da hagiografia católica".
Os freqüentes êxtases espirituais, que lhe permitiam "voar" literalmente pela igreja, fizeram de são José de Copertino o padroeiro dos aviadores e pára-quedistas. Também, devido à sua determinação diante das numerosas dificuldades encontradas nos estudos e exames de seleção, é considerado o santo padroeiro dos estudantes que se encontram nessa condição, anualmente.
FONTE: Paulinas em 2014


São José de Cupertino

Nasceu em 1603, no seio de uma família muito pobre. Em pouco tempo faleceu seu pai, e sua mãe o tratou com extrema dureza pois o considerava como uma carga para ele.
Devido a sua estupidez e despreocupação foi expulso do convento dos capuchinhos pelo que teve que retornar à miséria e desprezo de seu lar; entretanto com as súplicas de sua mãe a seu irmão, que era frade franciscano, São José foi admitido como criado no monastério de Grottella. Então se produziu uma mudança radical na vida de José: desempenhou com notável destreza os deveres que lhe encomendavam, e com sua humildade, sua doçura seu amor pela mortificação e a penitência  ganhou o afeto e repito de todos, conseguindo ser admitido entre os religiosos do coro.
Em 1628 foi ordenado sacerdote e passava horas entregue aos trabalhos manuais domésticos e de rotina. Do momento de sua ordenação, a existência de São José foi uma série ininterrupta de êxtase, curas milagrosas e fatos sobrenaturais que despertaram a inveja e a admiração de muitas pessoas.
Por razões que se desconhecem, o santo foi tirado de sua comunidade e foi posto a cargo dos capuchinhos na qualidade de frade solitário nas colinas de Pietrarosa, onde deveria viver em estrita reclusão; entretanto não durou muito tempo seu isolamento, devido a que os peregrinos descobriram seu esconderijo e começaram a povoar o lugar. Foi transferido para outro mosteiro capuchinho em Osimo, onde foi mais estrita sua reclusão. Em 10 de agosto de 1663 se sentiu doente, falecendo cinco semanas depois à idade de sessenta anos. Foi canonizado em 1767.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=72
São José de Copertino

Nascimento1603
Local nascimentoCopertino (Itália)
OrdemFranciscana (Confessor)
Local vidaItália
EspiritualidadeSão José de Cupertino viveu uma das vidas mais belas e surpreendentes que se encontram no calendário litúrgico. Filho de camponeses do sul da Itália, era tão pouco dotado intelectualmente que a si mesmo dava, em sua humildade e graça, o nome de "Frei Asno". Diversas vezes tentou ingressar na vida religiosa sem o conseguir, por notória incapacidade. Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano.Apenas os frades menores de Grotella o acolheram, encarregando-o de cuidar das mulas. Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano Quando se preparava para o sacerdócio, era ajudado sobrenaturalmente em todas as provas e exames. Certa vez, somente conseguira estudar e assimilar uma frase da Escritura: "As entranhas que te trouxeram" Pela sua santidade, Deus. Em um exame, pediram-lhe que explicasse exatamente essa frase, e ele se saiu maravilhosamente bem: por isso passou a ser considerado o patrono dos estudantes em apuros. Ordenado sacerdote, vivia arrebatado em êxtases e era objeto de fenômenos místicos extraordinários. Era comum ser visto em levitação, erguido do solo a alturas elevadas.De seu corpo desprendia-se um suave perfume. Realizava milagres espantosos, curando doentes de todos os gêneros e, iluminado pelo Divino Espírito dava conselhos acertadíssimos, sendo procurado, por isso, por pessoas intelecutualíssimas, que vinham consultá-lo. Até o Papa quis conhecê-lo, e aconteceu que, durante a audiência com o Pontífice, o humilde franciscano entrou num êxtase e deixou o Papa admirado. Em suma, aquele que quase não fora admitido no convento, atingiu um santidade tão consumada e maravilhosa que se transformou numa das glórias da Ordem franciscana. O Frei Asno - porque assim a si mesmo se chamava, era capaz de responder às questões dos mais sofisticados teólogos. Passou o resto da vida fugindo das verdadeiras multidões que vinham atrás dele. Quando alguém tentou instalá-lo no convento de Assis, o papa protestou: "Em Assis, um são Francisco é mais do que suficiente". José faleceu aos 60 anos de idade, e hoje é invocado pelos estudantes que têm de enfrentar exames difícieis nas escolas.
Local morteOsimo (Itália)
MorteNo ano de 1663. Aos 60 anos de idade
Fonte informaçãoOs Cinco Minutos dos Santos
OraçãoDeus, nosso Pai, hoje vos pedimos que envieis sobre nós o Espírito Santo e plenificai-nos com vossos dons: "Vinde, ó Espírito Santo, as nossas almas visitai. Enchei nossos corações, com vossa graça divinal. Vós sois chamados Intercessor, o Dom de Deus altíssimo, a Fonte viva, o Fogo, o Amor, e a espiritual Unção. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai; por este transmitido a nós, enriqueceis a nossa voz. Iluminai nosso entender, em nós vertei vosso amor. Com vossa graça eternal, o fraco em nós robustecei. Nosso inimigo repeli, e dai-nos logo a vossa paz. E, tendo um guia como vós, evitaremos todo mal. Fazei-nos conhecer o Pai, e o Filho revelai também. E que e ambos procedeis fazei-nos firmemente crer. Glorifiquemos a Deus Pai, e ao Filho que ressuscitou e ao Espírito de Deus, por todo e sempre. Amém"
DevoçãoA humildade
PadroeiroEstudantes em apuros e aviadores
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Sofia e Irene, Terciano e Vítor, Almódia, Afu, Azeca, Castor e Teodora, Centina, Bonifácio e Fortnato (Mátrs); Ena (ab); Eumênio, Eutórgio e Ferréolo, Justo, Lamberto, Masias, Metódio e Sinésio (bispo); Ricarda (imp); Simão (er); Jacó (Monge).
FONTE: ASJ EM 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário