quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Santo Estêvão da Hungria - 2 de setembro


Filho do rei Geza, Santo Estêvão governou uma das etapas mais difíceis para o cristianismo na Hungria, pois esta estava constituída por povos de raízes bárbaras e guerreiros, e portanto muito indóceis à religião católica. Ao chegar ao trono, o santo designou como primeiro Arcebispo a Santo Astrik a quem enviou a Roma para obter do Papa Silvestre II a aprovação de uma autêntica organização eclesiástica em seu país.
O santo monarca mandou construir em Szkesfehervar uma Igreja dedicada a "Nossa Senhora" assim  terminou a construção do mosteiro de "São Martinho", iniciada por seu pai. Não sem vencer grandes dificuldades, conseguiu eliminar muitos dos costumes superstições bárbaras, derivadas da antiga religião e, por meio de rigorosos castigos, conseguiu reprimir as blasfêmias, o assassinato, o roubo, o adultério e outros crimes públicos. Teve especial benevolência aos pobres e aos oprimidos, por considerar que, ao recebê-los com solicitude, honra-se a Cristo, quem deixou os pobres em seu lugar, ao abandonar a terra.
Santo Estêvão foi o fundador e  arquiteto do reino independente da Hungria; morreu aos 73 anos na festa da Assunção de 1038. Foi sepultado em uma tumba contígua a de seu filho, o beato Emeric, em Szekesferhervar e em seu sepulcro ocorreram alguns milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário