quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Santa Doroteia - 02 de Setembro







Santa Doroteia, escolheu viver a castidade, a oração e o jejum

Santa Doroteia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita, em jejum e com muita oração
Nascida em Cesareia da Capadócia no Século III, Santa Doroteia teve seus pais martirizados. Em sua liberdade e formação herdada principalmente dos pais, Doroteia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita (virgindade consagrada), em jejum e com muita oração, atraindo desta maneira a afeição daqueles que eram testemunhas de sua humildade, doçura e prudência.
Doroteia foi uma das primeiras vítimas do governador Fabrício, que recebeu ordens imperiais para exterminar a religião cristã. Após um interrogatório, que não a fez renunciar a Jesus, ela continuava cheia de alegria, e dizia: “Tenho pressa de chegar junto de Jesus, meu Senhor, que chamou para si os meus pais”.
Teófilo, um advogado, em tom de brincadeira, disse para Doroteia que enviasse do jardim de seu esposo frutos ou rosas, e Doroteia, levando a sério, disse que se ele acreditasse em Deus ela faria o que ele havia pedido.
Aconteceu que antes dela morrer, pediu uns instantes para rezar, chamou um menino de seis anos e entregou-lhe o lenço com o qual havia enxugado o rosto a fim de que chegasse para o advogado Teófilo.
O menino entregou o lenço, justamente na hora em que Doroteia foi decapitada (no ano de 304) e Teófilo entendeu a mensagem de Cristo, e de perseguidor dos cristãos, converteu-se pelo testemunho e intercessão da santa mártir aceitando livremente morrer decapitado por causa do nome de Jesus.
Santa Doroteia, rogai por nós!
Santa Dorotéia

NascimentoSéc. XIV
Local nascimentoPolônia
Local vidaCesaréia da Capadocia, hoje Turquia
EspiritualidadeSanta Dorotéia foi uma grande mulher, uma santa da Polônia, do século XIV. Mãe de muitos filhos, conseguiu salvá-los de um incêndio, mas depois perdeu-os, um a um. Tornando-se viúva e sem filhos, sozinha no mundo, Deus a iluminou para uma vida mística, através da leitura da Bíblia e orações. Mal fechou ela os olhos para este mundo, o próprio confessor lhe escreveu a vida, contando não só suas virtudes, como também os dons extraordinários que Deus lhe concedera. Santa Dorotéia: virgem e mártir, hoje Turquia, morreu decapitada. Suas relíquias se encontram na Igreja de Transtevere (Roma) que tem o seu nome que tem seu nome. Mesmo no cárcere, conduziu à fé cristã duas jovens levianas introduzidas no cárcere com o objetivo de seduzi-la. Ao ser conduzida à morte, rezou agradecendo a Deus por ter sido chamada ao paraíso, e um dos soldados que a conduzia, em tom brincalhão, disse-lhe: "Adeus, Dorotéia, envia-me do teu paraíso maçãs e rosas". Pouco após ter sido decapitada, o soldado que se chamava Teófilo, recebeu de um menino três maçãs e três rosas. Admirado com este fato pois estava-se no inverno, com os campos gelados, Teófilo converteu-se e também se tornou mártir da fé cristã.
Local morteTurquia
Morte313
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoSanta Dorotéia, que conservastes com cuidado o lírio da pureza, obtende a bondade do Senhor, de conservar íntegra em nosso coração a virtude da castidade, para possuir contigo a alegria do Paraíso (Glória ao Pai). Santa Dorotéia, que com o exemplo e a palavra conservastes o Evangelho as tuas irmãs, conceda-nos a graça de sermos mensageiras de Deus, capazes de anunciar Sua Palavra com amor aos irmãos, para conduzi-los à estrada da justiça e da santidade. Gloriosa Mártir Santa Dorotéia, que do céu mandaste um cesto de frutos e flores ao seu perseguidor Teófilo, e ele, experimentando no íntimo da alma a tua bondade e a tua glória, se converteu ao cristianismo, obtende-nos a graça de vivermos fielmente o nosso batismo, anunciando à todos a fé e, levar assim, o nosso atributo para realizar na terra a paz e o amor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.
DevoçãoÀ leitura da Bíblia, à oração
PadroeiroDas frutas, flores e dos jovens
Outros Santos do diaOutros santos do dia: José Maria (arceb. e Mártir); Agrícola (bispo); Alberto, Antolim, Apolinário (Márts); Brocardo, Castor, Eleazar, Elpídio, Licínio, Maine e Próspero (bispo); Cosme (er); Diomedes, Juliano e Filipe, Felícitas, Peregrino, Facudino e Juventino, João e Almáquio, Sofia, Teódata, Zenão, Concórdia e Teodoro (Mátrs.); Raquel.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário