segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Beata Eugênia Picco - 07 de Setembro


"Como Jesus escolheu o pão, algo tão comum, assim deve ser minha vida, comum, acessível a todos e, ao mesmo tempo, humilde e escondida, como é o pão".
Estas palavras de Eugênia Picco brotam de uma profunda contemplação de Jesus, Pão de vida, entregue por nós. A esta contemplação Eugênia chegou por um longo e doloroso caminho.
.Nasceu em Crescenzago (Milão) em 8 de novembro de 1867 de José Picco e Adelaide del Corno. O pai é um excelente músico cego da “Scala” de Milão. A mãe é uma mulher frívola, que não ama seu marido, que prefere o dinheiro, o êxito, as viagens. Os avós cuidavam habitualmente de Eugênia; ela encontrava seus pais durante as breves pausas que se concediam entre uma tournée e outra, até que um dia a mãe volta sozinha, sem seu marido, dando-o por morto.
Eugênia não saberia nada sobre seu pai. Daquele momento em diante a mãe obriga a filha a viver com ela e com seu amante, do qual teve outros dois filhos. Eugênia cresceu em um ambiente irreligioso e moralmente frouxo, tendo que conviver entre os desejos mundanos da mãe, que deseja que ela seja uma cantora famosa, e com o amante da mãe que a maltrata com frequência.
«Perigos e ocasiões tanto em casa como fora», diria Eugênia recordando aqueles anos de tribulação e aquele «instintivo» anelo de rezar, de olhar para o alto, no silêncio da austera basílica de Santo Ambrósio de Milão, onde a cada dia ia pedir ajuda a Deus, quase sem conhecê-Lo. Até que uma tarde de maio de 1886 Eugênia sentiu dentro de si o chamado à santidade e daquele instante diante caminharia, com prontidão e fidelidade indefectível, para a perfeição.
Aos vinte anos Eugênia decidiu amar a Jesus e ser santa. Ingressou na jovem Família Religiosa das Pequenas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria fugindo de casa no dia 31 de agosto de 1887, sendo imediatamente acolhida, compreendida e amada pelo Fundador, o Venerável Agostinho Chieppi.
Em 26 de agosto de 1888 iniciou o noviciado e em 10 de junho de 1891 emitiu a primeira profissão religiosa nas mãos do mesmo Fundador. Fez a profissão perpétua em 1º. de junho de 1894.
Simples e humilde, fiel e generosa, se entregou sem reservas às alunas do Colégio de quem é mestra de música, canto e francês; às noviças de quem é mãe e mestra; às Irmãs como arquivista, Secretária geral e Conselheira. Em junho de 1911 foi eleita Superiora geral permanecendo no cargo até a morte.
Mulher valente, fez o voto de cumprir com perfeição serena e tranquila os deveres de Superiora e isto para cumprir a vontade de Deus.
Animadora sábia e prudente da Congregação das Pequenas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, durante seu governo desenvolveu uma atividade iluminadora e prudente para uma organização definitiva do Instituto, propondo-se cumprir as diretrizes transmitidas pelo Fundador.
Para todos era mãe, especialmente para os pobres e para os pequenos aos quais servia com caridade generosa e incansável. As necessidades e os dramas de muitos irmãos durante a grande guerra de 1915-1918 abriram ainda mais seu coração para acolher todo pranto, toda dor e toda preocupação social ou particular.
Seu principal apoio, fonte vital de sua vida interior e de todo seu trabalho apostólico, era a Eucaristia, seu grande amor, centro de piedade, alimento, consolo e alegria em suas jornadas densas de oração e de cansaço. Jesus lhe infundia seu zelo pela salvação das almas; em seu ardente amor a Jesus encontramos a explicação de sua incessante atividade.
De saúde débil, com um corpo consumido pela tuberculose óssea, em 1919 teve que se submeter à amputação da extremidade inferior direita. Irmã Eugênia se ofereceu para cumprir os planos de Deus sobre ela, pronta para qualquer imolação.
Decidida a caminhar para a perfeição, isto se expressa em uma vida de mortificação, de pureza, de obediência, de heroísmo, de obras virtuosas, vivendo o comum e o mais humilde da vida de maneira extraordinária; este o clima em que se passou a existência de Irmã Eugenia Picco.
Irmã Eugenia faleceu santamente no dia 7 de setembro de 1921. Sua fama de santidade sobreviveu e inclusive foi aumentando depois de sua morte. Por toda parte eram ouvidas expressões de admiração e veneração a ela, considerada por todos como exemplo de extraordinária virtude e modelo de piedade, zelo, prudência, espírito de sacrifício e sabedoria.
Em setembro de 1945 foi iniciado o processo de beatificação. Em 20 de dezembro de 1999 foi publicado o decreto sobre o milagre atribuído à sua intercessão que reconheceu a cura prodigiosa de Camilo Talubingi Kingombe, da diocese de Uvira (ex Zaire), ocorrida em 25 de agosto de 1992. Em 7 de outubro de 2001 foi proclama beata.
http://coisasdesantos.blogspot.com.br/2016/09/beata-eugenia-picco.html

Eugênia Picco

Eugênia Picco
Irmã religiosa
1867-1921
Eugênia Picco nasceu, em 8 de novembro de 1867, em Crescenzago, Milão, Itália Seu pai era músico do teatro La Scala. Eugênia foi criada pelos avós e tinha pouco contato com os pais. Certa vez, sua mãe voltou de uma viagem sozinha, anunciando a morte do marido, de quem nunca mais voltará a ouvir falar.
Obrigada a viver com a mãe e seu amante, cresceu num ambiente pouco religioso e convivendo com as aspirações mundanas da mãe, que a queria transformar numa famosa cantora. Rezava diariamente na basílica de Santo Ambrósio pedindo ajuda a Deus. Numa tarde de maio de 1886, sentiu na sua alma a vocação para a santidade e, a partir desse momento, caminhou sempre rumo à perfeição.
Fugiu de casa aos vinte anos para entrar na Congregação das Pequenas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, onde foi recebida com compreensão e carinho pelo seu fundador, padre Agostinho Chieppi. Começou o noviciado em 1888 e, seis anos mais tarde, emitiu a profissão religiosa. Simples e humilde, fiel e generosa, entregou-se sem reservas às alunas do colégio, a quem ensinava música, canto e francês; às noviças, de quem foi mãe e mestra; às suas irmãs, como secretária-geral e conselheira. Em junho de 1911, foi eleita superiora-geral, cargo que ocupou até a morte.
Mulher corajosa e sábia, durante o seu governo contribuiu para a consolidação definitiva do instituto. Foi mãe para todos, especialmente para os pobres e marginalizados, a quem servia com generosidade incansável. A eucaristia foi seu grande amor, centro de piedade, alimento e alívio para os dias densos de oração e de cansaço.
De saúde frágil, consumada por uma tuberculose óssea, em 1919 sofreu a amputação da perna direita e, em 7 de setembro de 1921, morreu aceitando todos os padecimentos com paciência e amor.
FONTE: Paulinas em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário